;

terça-feira, 7 de abril de 2009

Iº CONGRESSO BRASILEIRO DE MALOCLUSÃO INFANTIL

O ideal é prevenir as maloclusões e diagnosticar oportunamente com sabedoria. Tratar o mais cedo possível é uma postura de excelência.
E foi pensando desta forma que foi planejado cuidadosamente o Iº congresso Brasileiro de Maloclusão Infantil direcionado para as alterações da oclusão, voltado exclusivamente para a dentição.

Pedro Vinha, Antonio Fagnani e Germano Brandão - são os idealizadores deste Congresso

O evento se deu nas dependências do Hotel Pestana, na Vila Madalena, nos dias 20 e 21 de março, e teve como presidente o Dr.Pedro Pileggi Vinha, Ortodontista brilhante de extrema competência e carisma, e como presidente de honra a Dra. Gabriela Dorothy de Carvalho, ilustre cirurgiã que dedicou sua vida aos respiradores bucais e a fatores determinantes como a amamentação e cuidados neonatal. Através da Dra Gabriela foram proibidas as chupetas nas bonecas, os desenhos infantis de crianças com chupetas, o que leva a uma cultura incorreta de hábitos perniciosos.
Mais que discutir e debater as técnicas atuais o objetivo do congresso foi também de discutir as implicâncias corporais resultantes das alterações do sistema estomatognático. Obviamente que foi um evento multidisciplinar, e um grande público lotou o salão de eventos: mais de 300 participantes, entre médicos, fisioterapeutas, cirurgiões-dentistas entre outros. Os temas abordados abrangeram a maloclusão sob vários aspectos importantes como prevenção, hábitos orais deletérios, postura corporal, apnéia do sono na criança, disfunção têmporo-mandibular, além de discutir as atuais técnicas de diagnóstico e tratamento. Tivemos a grande satisfação de conhecer um novo programa de diagnóstico odontológico computadorizado e e tridimensional , desenvolvido pelo filho de Marcos Nadler Gribel, realizado a partir de uma tomografia computadorizada da cabeça, que dispensa o uso da cefalometria. É um processo mais rápido, seguro, confortável e PRECISO.
O NEOM-RB, quero aqui divulgar, é um grupo de estudos, voltados para o tratamento das correções odontomaxilares e problemas respiratórios a eles relacionados, com ênfase nas técnicas de Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia. “A MANEIRA DE DESENVOLVER O ESTUDO É ATRAVÉS DE UM SITE ONDE A PESSOA INTERESSADA FAZ UM CADASTRO. HAVERÁ UM PODER MODERADOR PARA COORDENAR OS TRABALHOS.” http://www.neom-rb.com.br/. O grupo visa desenvolver e estimular a pesquisa, o conhecimento nas áreas afins e a discussão de técnicas e casos clínicos, onde todos os participantes possam ganhar com o conhecimento do todo. Apoiando-se no direito de difundir o conhecimento de forma ampla e irrestrita, o grupo não discrimina qualquer tipo de técnica ou opinião, assim como não admite nenhum tipo de discriminação dentro dele.
O Congresso foi realmente um sucesso, e a avaliação posterior determinou que sua frequencia seja a cada dois anos. Torcemos por isto!
Presentes no evento:

Dra Gabriela Dorothy de Carvalho - Especialista em CBMF

Autora do livro: “SOS Respirador Bucal“ e “Odontologia Neonatal” (o segundo ainda no prelo ).
Foi Presidente de Honra do Congresso.
Dra Gabriela e seu esposo Mário.

Prevenção das Maloclusões e Hábitos Orais Perniciosos
O propósito deste trabalho é demonstrar a importância da amamentação para o correto crescimento e desenvolvimento sistêmico do recém-nascido para que ele obtenha bom funcionamento do sistema mastigatório, evitando as alterações do conjunto dento-maxilo-mandibular e as estruturas adjacentes.Desejamos conscientizar os profissionais da saúde em geral e os dentistas particularmente sobre a importância do aleitamento exclusivo por seis meses, a fisiologia da amamentação, sua influência no adequado desenvolvimento das funções orais; desenvolvimento de má oclusão; de hábitos perniciosos, a importância de se divulgar socialmente o aleitamento materno e comparativamente analisá-lo com o aleitamento artificial e a sucção não nutritiva.Enfim buscamos evidenciar que a falta da sucção fisiológica pode interferir no desenvolvimento motor oral possibilitando a instalação da má-oclusão e hábitos orais perniciosos.
Dr. Pedro Pileggi Vinha - Ortodontista e Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares

Resumo da Palestra
Maloclusão e a Apnéia do Sono na Infância

A apnéia do sono caracteriza-se pela parada respiratória durante o sono. Cada vez mais esta sendo apontada como responsável por inúmeras outras doenças da criança, como o déficit de atenção e hiperatividade, dificuldades de concentração, aumento da pressão arterial e até mesmo morte súbita. Existem alguns tipos de apnéia do sono e assim como varias causas e fatores predisponentes. A maloclusão está entre elas, sendo responsável direta ou indiretamente por boa parte das apnéias infantis. Discutir a relação entre a maloclusão, apnéia, suas repercussões na saúde da criança e possíveis tratamentos é o principal objetivo da palestra.

Dra. Márcia Turolla Wanderley - Odontopediatra

- Mestre e Doutora em Odontopediatria da FOUSP e coordenadora o Centro de Pesquisa e Atendimento de Traumatismo em Dentes Decíduos na Odontopediatria da FOUSP, entre outros títulos.
É uma mulher fantástica e de extrema simplicidade, da qual tive a honra de ser sua "anja" durante o evento.

Resumo da Palestra:

Traumatismo em Dentes Decíduos e suas Implicações na Oclusão
O traumatismo nos dentes decíduos pode causar sequelas tanto na dentição decídua como na permanente. Estas sequelas podem afetar a oclusão das crianças devido ao período de crescimento e desenvolvimento que estas se encontram.Além disso, crianças que apresentam alterações de oclusão como mordida aberta anterior, protrusão dos incisivos superiores ou falta de proteção labial podem estar mais propensas ao trauma dental.Portanto, tanto a maloclusão pode ter relação com o traumatismo dental como o traumatismo dental pode afetar a oclusão.Será que temos solução imediata para todas as situações? Nem sempre, portanto é importante o acompanhamento dos casos e a interação multiprofissional, observando o crescimento e desenvolvimento da criança, assim como as oportunidades de atuação.

Dr. Antonio Carlos Passini - Periodontista e Ortopediata Funcional

DTM na Criança: Uma Visão da OFM Vista Através da RNO




Resumo da Palestra:

1-Prevalência das DTMs em crianças

2-Avaliação das morbidades

3-Pesquisa de relação das DTMs com as cefaléias

4-O que podemos fazer??

Dr. Germano Brandão Ortodontista e Especialista em OFM




Ortodontia ou Ortopedia?
Qual a melhor indicação ?
Discorre sobre as melhores indicações da ortopedia e da ortodontia, suas vantagens e seus limites, dando uma idéia de como os profissionais de outras áreas podem identificar e tomar algumas providências iniciais de tratamento, e se for o caso indicar corretamente com conhecimento de causa.

Dr. Antonio Fagnani Filho - Ortodontista e Especialista em OFM

Pistas Diretas Planas
É consenso entre a grande maioria dos autores, que a intervenção precoce nas maloclusões é a maneira mais simples e eficaz de prevenir o seu agravamento e de atingir a sua cura. A identificação das maloclusões precocemente, nos primeiros anos de vida do paciente, é de fundamental importância para promover a sua correção e proporcionar uma melhor qualidade de vida para nossos pacientes. Nesse aspecto, as Pistas Diretas Planas – PDP idealizada pelo Prof. Pedro Planas, assumem importante papel como ferramenta terapêutica na primeira dentição, reequilibrando o plano oclusal patológico do paciente e corrigindo a maloclusão que se instala já na dentição decídua, sendo uma terapêutica de fácil realização e que visa à correção de todo o conjunto dos elementos constituintes da oclusão, principalmente no seu aspecto funcional, e não apenas dos dentes.


Dr. Danilo Antonio Duarte - Odontopediatra da FOUSP

Resumo da Palestra:

Bruxismo em Odontopediatria: Envolvimento Emocional e Aspectos Clínicos
A palestra objetivou avaliar as características clínicas do bruxismo, e suas repercussões para o crescimento e desenvolvimento da criança. Além disso, discute os aspectos emocionais envolvidos na etiologia do bruxismo.

Dra. Maria Salete Nahas - Odontopediatra

O papel da Odontopediatria na Manutenção da Oclusão

Algumas medidas simples tomadas durante a dentição decídua podem evitar maloclusões na dentição permanente.A cavidade bucal humana tem
seu crescimento, desenvolvimento e função
intimamente ligados ao complexo muscular bucofacial.Durante o desenvolvimento normal da oclusão, os dentes irrompem num ambiente dinâmico onde atuam músculos da mastigação, da língua e da face em geral, determinando um conjunto das atividades funcionais.Neste ambiente é imprescindível que sempre haja harmonia entre a atividade funcional e o crescimento das estruturas ósseas, e principalmente até que os dentes encontrem seus antagonistas na arcada oposta entrando em oclusão.È importante o diagnóstico precoce, porque muitas vezes dentes com anquilose severa, impactação de primeiros molares permanentes e caninos passam despercebidos pela odontopediatria. Por isso é de fundamental importância a comunicação entre o Odontopediatra e o Ortodontista.
Marta Predebon
Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares
Delegada regional do CRO na Fronteira-Oeste
Professora Assistente da Equipe SOS Respirador Bucal no RS

Nenhum comentário: