;

quinta-feira, 23 de abril de 2009

DESENVOLVIMENTO DA FALA

Orientações gerais
A Fala é a maneira como expressamos nossas idéias, são sons produzidos pelas pregas vocais "garganta" e articulados pelos movimentos da língua.Parece ser muito simples! Porém, requer uma integridade do nosso sistema nervoso, auditivo e, até psicoemocional.
Quando uma criança fala errado, NUNCA devemos menosprezá-la ou fazer piadas e gozações sobre sua forma de falar.Algumas expressões NÃO devem ser ditas, pois tudo o que um adulto fala é tido como exemplo para os nossos baixinhos.
Por exemplo:
Ih ! você falou errado de novo, parece que não aprende!!
Não é assim que se fala! Parece burro...Calma...
"Fala Cebolinha"
" Você parece o "Gaguinho "falando !!!
Olha só seu irmão, é mais novo e sabe falar melhor do que você.
Presta atenção .... Vê se fala direito !!!
Estas expressões fazem com que as crianças se tornem inseguras, reforçam negativamente a sua capacidade de desenvolvimento e percepção para a fala.A criança precisa de alguém que a escute e a motive a falar, pensar e inventar, sem repreensão, uma pessoa que dê a chance dela própria se autocorrigir e reforçando dia a dia os seus pequenos "grandes" acertos.Os pais devem reforçar positivamente todas as tentativas de fala da criança, mesmo que em algum momento a sua fala saia de forma errada. Nunca menospreze as suas tentativas.Enfim, todas as pessoas que convivem com uma criança, são auxiliares na sua construção da fala. Devem dar o modelo correto de fala, isto é, repetir as palavras corretamente, sem imitar o jeito errado.
A maneira de se ensinar deve sempre ser da forma mais natural possível !!!
Fga. Rosane Pereira Rodrigues

Um comentário:

K8²Ð disse...

Olá,

Queria te dizer o quanto me identifiquei com sua postagem! Então gostaria de te convidar para fazermos um ensaio no meu blog sobre esse assunto. Mostrarmos de uma maneira clara como a criança assimila as informações para usar no seu aprendizado e como devemos usar esse conhecimento a favor da boa formação dessa criança.

Acho fundamental que quem é pai ou educador saber sua importância, uma vez fazendo parte do núcleo familiar, para instruir da forma mais correta a pronúncia das palavras e expressões para o desenvolvimento da fala de uma maneira saudável a criança. E que isso se faça de uma maneira que não contribua para o retardo do aprendizado, conforme consta em sua postagem.

Desde já agradeço

att