;

quarta-feira, 9 de abril de 2008

BRUXISMO INFANTIL




Marta Predebon, CD Especialista em OFM

O bruxismo é causado por uma excessiva contração dos músculos da face, que possuem íntima relação com os dentes. O desgaste dentário e, em alguns casos, a presença de dor são conseqüências da contração muscular anormal.
De causas variadas, o desgaste dentário existe em qualquer idade, sendo mais comum na dentição decídua, devido a uma necessidade normal do organismo no acomodamento dentário e muscular que passa por diversas mudanças na infância. No entanto, na presença de um desgaste dentário excessivo ou dor, pais, responsáveis e dentistas devem ficar atentos.

O bruxismo tem causas multifatorias que podem nos alertar para problemas de saúde física e psíquica que estão sendo despercebidos.
Se perceber que a criança:
-faz barulho com os dentes durante o sono
-reclama de dores na face
-apresenta os dentes com muito desgaste
Procure um dentista para fazer uma avaliação.
Pesquisas revelam que crianças bruxômanas tem alguma das seguintes características: ansiedade; hiperatividade; alergias respiratórias.
Em grande parte dos casos, o bruxismo infantil está relacionado com alguma alteração de rotina da criança. Os aspectos psicológicos tais como agressão reprimida,frustrações,problemas escolares, familiares ou com amigos são objetos de uma atenção particular pois observa-se um aumento considerável da tensão e pode estar relacionado a dificuldades psicológicas da criança em assimilar e exteriorizar o problema.
A importância de se detectar e quando necessário tratar esse distúrbio é promover para criança um benefício tanto á nível dentário como também, em muitos casos, psicológico.
O bruxismo é um distúrbio complexo e multifacetado requer um tratamento multifatorial. O dentista atuará nos dentes e musculatura para diminuir a força da contração muscular, impedir o excessivo desgaste dentário e quando necessário corrigir problemas de má-oclusão. O psicólogo, pais e responsáveis trabalharão no sentido de desvendar as angústias que levam a criança a ter uma descarga emocional excessiva.
Não esqueça que em muitos casos o bruxismo é uma condição normal e passageira no desenvolvimento da criança.

37 comentários:

daniela disse...

muito esclarecdora a materia sobre o bruxismo infantil.tenho um filho com oito anos e ele tem desgaste excessivo nos dentes, mas nunca percebi que ele rangesse os dentes.em passagem pela psicologa ela nao fez nenhum comentario a esse respeito.o dentista que o examinou detectou o bruxismo mas nao passou nenhum tratamento. gostaria de maiores esclarecimentos sobre essa condiçao de bruxismo,grata.Daniela

Mônica disse...

Também gostei da matéria. Meu filho está com 7 anos e começou a ranger os dentes no final do ano passado. Achei que fosse devido a preocupação com o final do ano letivo(CA) pois teve formatura...
Mas ele continua a ranger os dentes durante a noite. Ele não parece estar nervoso com nada,
vou marcar uma consulta com um bom médico homeopata antes de levá-lo a algum psicólogo.

blogger de aldenice disse...

Gostei muito do asunto bruxismo Infatil tenho um filho de quatro anos ele range muito os dente anoite ñ sabia q era um problema serio, so q no dia a dia dele e não vejo de anormal mas vou procurar um especilista no asunto com urgecia.

Unknown disse...

olá meu nome é Daniela sou psicóloga tenho 2 filhos uma de 7anos e outro de 9 anos que tem um desgaste muito grande, eles estão rangindo muito os dentes a noite da pra escutar os estalos de longe, não sei mais o que fazer e nem qual profissional procurar pois os ortho que preocurei me disse que é difícil de fazer a molderinha de cilicone pq eles mudam muito rápido a dentição nesta idade!!!

Unknown disse...

Olá, me chamo Shirlene e sou de Joao Pessoa. Tenho um filho de 4 anos e ele range muito os dentes a noite, o barulho é muito alto, pois escuto do meu quarto.Levei-o ao dentista e ele falou que é normal nessa idade, mas vou ter que esperar os dentes dele desgastar pra poder resolver? Ele range os dentes desde 2 anos e 9 meses.

Deba Antunes disse...

Minha filha tem 2 aninhos e tem bruxismo,sempre me perguntei o que levava ela a ter esse disturbio e foi muito esclarecedor... notava que quando a gente fazia algum passeio depois ela rangia os dentes achava que era o cansaço,porém agora imagino que seja por sair da rotina.
Bruxismo pode ser hereditario?Meu marido e minha sogra também tem bruxismo.

Mônica disse...

Não sei se é hereditário mas a família do meu marido também tem.
Fico nervosa ao ouvir meu filho ranger os dentes à noite, parece até que ele está triturando pedrinhas. Já o levei ao pediatra, dentista e homeopata, que receitou um calmante. Acho que melhorou. Pelo que tenho visto, a placa dentária é uma boa medida a ser tomada, pois serve como proteção para os dentes. O dentista falou que, no caso do meu filho que está trocando a dentição, não dá para fazer a placa ainda.

Unknown disse...

CARGostei muita da matéria, tenho uma filha de 6 anos de idade, e a noite ela range muito os dentes,mas não se queixa de dores nem vejo desgastes nos dentes,será que com o tempo desaparecerá? Mila. Aguardo resposta,desde já fico grata.

Unknown disse...

Qualquer situação agite o sono da criança pode intensificar o bruxismo, que é um disturbio do sono na infancia, que por si só não precisa de tratamento. Claro que se a criança está passando por algum estresse isso precisa ser cuidado, mas não o bruxismo, só se a criança estiver sentindo dor na articulação.

Unknown disse...

Gostei muito da matéria ,uma vez que tenho uma filha com 5 anos e ela range os dentes durante a noite e isso já faz algum tempo algumas vezes percebo que teve um dia mais agitado fora da rotina,mas outras vezes passou um dia normal e a noite range os dentes...Levei ela na dentista a um tempo atras e ela me disse que teriamos que esperar para ver se parava ou não...Agora vou levá-la novamente e tomar as precauções necessárias,obrigada pelo alerta

Unknown disse...

TENHO UM NETINHO DE 2 ANOS E ELE RANGE OS DENTINHOS DE DIA E À NOITE.
SERÁ QUE ISSO TEM A VER COM BRUXISMO?
É NECESSÁRIO LEVAR DIRETO AO DENTISTA OU CONSULTAR O PEDIATRA PRIMEIRO?

Unknown disse...

ADEREI ESSA MATERIA, POIS A 2 NOITES PERCEBI Q MEU FILHO DE 4 ANOS ESTA RANGENDO OS DENTES, FIQUEI MUITO PREOCUPADA. POIS O MEU PAI TEM ESSE MESMO PROBLEMA, VOU PROCURAR COM URGENCIA O MEDICO! OBRIGADA ARIANI

Regianne Lago disse...

Realmente a matéria é esclarecedora, tenho um filho de 4 anos e tenho notado o aumento do ranger de dentes durante a noite, na condição de mãe me preocupo e as vezes me apavoro com o problema que tem se tornado cada vez mais freqüente durante a noite de sono do meu filho, andei lendo a respeito e vi que os sintomas são vários, alem do desgaste do dente pode ocorrer fortes dores musculares e dores de cabeça sempre no período da manha.. É bom cuidar !!!

Fabiano C. Brites disse...

Pessoal, que fique bem claro! Tratamento de bruxismo é com dentista!!! No máximo psicologo para auxiliar na redução da ansiedade. De preferência odontopediatra.

Fabiano Brites, dentista especialista em cirurgia

Fabiano C. Brites disse...

Nos primeiros sinais consulte o dentista de sua confiança. Caso seja necessário atuação de outros profissionais da saude, dentro do moderno conceito de multidisciplinaridade, o dentista estará apto a fazer os encaminhamentos necessários.

Fabiano C. Brites disse...

Mais informações em

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=BBO&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=24573&indexSearch=ID

Unknown disse...

Estou muito aflita, pois minha filha de 4 anos range muito os dentes a noite toda, desde os 3 anos, falei com dentista ele me disse que só após os 5 ou mais para fazer a placa de proteção. Sei que tb pode estar ligada a problemas respiratórios, ela tem renite que leva a sinusite e estamos tratando a uns 6 meses e não vi melhora nenhuma no ranger dos dentes após o tratamento. Preciso de ajuda. Gislene

Miriam disse...

Olá

Meu filho de cinco anos esta com bruxismo e seu dentinho chegou quebrar. Sei que tudo isto foi causado pela separação minha e de meu marido. Voltamos as boas e agora ficamos com este problema. Adorei sua matéria!!!
Obrigada

Unknown disse...

minha filha tem apenas 3 anos e range os dentes o dia inteiro. Eu passo o dia falando "filha, não range os dentes".
Será que ela tem bruxismo? devo procurar um dentista ou diretamente um psicologo?

Fabiano C. Brites disse...

judith: as duas coisas. Se a causa é multifatorial, assim também deve ser o tratamento.

Fabiano C. Brites disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mari disse...

ola sou rafael pai de lucca 9 meses primeieo filho ele range muito os dente sempre nao sei mais o que fazer para ele parar quando ele vai dormir enbalo ele no colo com musicas para ninar e ele range muito parece que irra quebrar os dentes estou muito preocupado com isso eu e minha esposa seguimos sempre a rotina ele nao vai a escola vica no trabalho com nosco eu sempre dou atecao a ele e quando menos espero ele range os dentes nao sei mais oq fazer

benta disse...

ola sou A BENTA meu filho range os dente a noite ele tem um ano e dez meses, foi muito esclarecedor porque notei que sempre que esta gripado ou uma infecçao ele range bastante os dentinhos ja fui au pediatra e ele falou que ñ tem remedio para esse mal mais ñ tinha me esclarecido que pode ser problema respiratoiro
muito obrigado e que DEUS te abençoe

Flávio disse...

Meu filho tem 3 anos e range os dentes quando dorme, fala e tem pesadelos, as vezes é sonambulo, estou pensando procurar um psicólogo, seria o correto ou deveria procurar outro tipo de especialista?

Fabiano Caetano Brites disse...

Flavio, a etiologia multifatorial da doença faz com que o tratamento englobe vários profissionais. Quase sempre o fator emocional está presente, porém em crianças isto é mais difícil. Sugiro procurar primeiro o dentista, de preferencia odontopediatra, que poderá encaminhar a outros profissionais se assim for necessário.

luciana cristina disse...

oi tenho um filho de 6 anos que toma medicação para convulsão está controlada no momento e agora está apresentando bruxismo noturno ele está mais irritado chorra por tudo reclama de dor de cabeça e esta agitado demais durante o sono será que tem algo errado relacionado a parte neurologica dele?ou não tem nada a ver?

kissiane disse...

Eu gostei muito da materia,meu filho tem 4 anos e tem um desgaste nos dentes e ele tem uma dentista que disse que não precisaria no momento de placa de buco maxilar para bruxismo,mais eu não consigo dormir a noite ele range muito os dentes,e se mexe muito,e na escola ele e muito agitado.

marcia disse...

Marcia
Minha filha tem 3anos e a 1ano range muito os dentes, as vezes no sono da manha e as vezes no da noite.Ultimamente esta rangendo muito,teve problemas respiratorios ao nascer,hoje esta melhor,prestei atenção a este fato ao ler esta materia de bruxismo,foi muito esclarecedor,e ao mesmo tempo muito preocupante não saber o que fazer para ajuda-la.Gostaria de mais informações, muito grata.

renilde disse...

Oiiii, Adorei a matéria, tenho uma filhinha de cinco anos, e notei que ela começou a renger os dentes durante a noite, quando esta dormindo. Gostaria de saber se devo procurar um dentista ou um psicologo.Aguardo resposta. Desde já agradeço.

Vilanez disse...

Tenho um filho de 08 anos, e varias vezes durante o dia, observo que ele range os dentes e estata o maxilar, isto tem a ver com o bruxismo?

Elissandra disse...

Meu filho desde os 4 anos tem bruxismo. Mandei fazer a placa de acrílico, porém quando ficou pequena, fiz outra. Ele não tem dor de cabeça, não tem desgaste e não é agitado, porém minha mãe tem bruxismo. Acho que o preço da placa é pequeno perto dos tratamentos dentários que teria que fazer posteriormente.

dani disse...

Olá meu filho tem três ano e range muito as dentes o barulho é tão alto e tão assustador que chego a perder o sono. Levei-o ao pediatra, que me indicou ir ao dentista, levei ao dentista que me informou que isso é normal algo passageiro. Estou muito preocupada, pois tenho medo do dono que esse ranger de dentes possa causar a saúde dele.Existe algum profissional especialista no assunto?

Fabiano Caetano Brites disse...

Elissandra, acho que vc está absolutamente correta.
Dani, vc deve confiar no seu dentista, especialmente pq ele examinou o seu filho e sabe dos pormenores do caso. Dificilmente em crianças o bruxismo se perpetua, as medidas devem ser tomadas no sentido de preservar as estruturas dentárias remanescentes.

britesbucofacial.blogspot.com

Cledia disse...

Clédia
Realmente a matéria é esclarecedora.Pois sempre pesquiso sobre esse assunto pois tenho uma filha com onze anos e ela range muito os dentes a noite, o barulho é muito alto, muitas vezes acordo de madrugada pois escuto do meu quarto, os dentes já esta desgastados, o dentista falou que, no caso da minha filha que está trocando a dentição, não dá para fazer a placa ainda. Sei que tb pode estar ligada a problemas emocionais e respiratórios, ela tem renite que leva a sinusite e estamos tratando.
Desde pequena que a pediatra falou que ela poderia até ser considerada a burrinha da sala pois a criança não dorme que preste ela acorda cansada e o raciocínio torna-se
lento mais graças a DEUS ela tá indo bem na escola nunca repetiu de ano, as x dou remédio fitoterápico e o sintoma melhora um pouco ela tem dentista amanhã para tentar resolver esse problema Obrigado, tmbm parabenizo ao responsável pela matéria pois serve de alerta aos pais.

BlogMBC disse...

Olá, meu nome é Giselly,meu filho tem 4 anos e tabem range muito os dentes a noite,o que causou um desgaste na dentição dele,e além do mais ,ele tem reclamado de dor nos dentes , o que vem atrapalhando na alimentaçao dele,ele até emagreceu um pouco devido a isso,o que devo fazer?

sandra m costa disse...

meu nome e sandra meu filho tem quatro anos ele e muito danado e a noite range demais os dentes espero que isso seja passageiro porque as vezs perco o sono de tantanto que ele range os dentes ja procurei o medico do posto de saude mais nem se que me atendeu

Nany disse...

Meu filho de 5 anos tem bruxismo a um bom tempo, já levei ele nos seguintes especialistas: Otorrino, fonodiologa, dentista, psicologa e por ultimo Neurologista Pediatra. A Psicologa e a Neuro foram as unicas que nos deram uma luz, ambas disseram que ele é ansioso e agitado e que está passando isso ao sono... o sono dele realmente é agitado e o barulho dos dentes rangindo é horrivel assustador é tão forte que as vezes levanto correndo ja imaginando pegar dente quebrado na boca dele. A NeuroPediatra passou um calmante pra ele, resolvel 95% somentes as vezes ele rangia os dentes... Mas, por causa da medicação ele passou a fazer xixi na cama todas as noites coisa que ele não fazia, já chegou até a fazer duas vezes em uma noite só. Paramos com a medicação e ele parou de fazer xixi e o bruxismo voltou. Não sabemos oque fazer pq ele fica muito constrangido quando ele acorda e vê que está molhado.