;

quinta-feira, 10 de abril de 2008

RESPIRE BEM!!!

Marta Predebon, CD Especialista em OFM

A respiração é um processo automático e natural. No entanto, devido às tensões acumuladas no dia-a-dia que dificultam a livre movimentação da musculatura respiratória, esse processo acaba alterado.

De maneira geral, não nos damos conta do modo como respiramos. Pior, não raro castigamos nosso aparelho respiratório com o fumo e o ar poluído, somado ainda o estresse cotidiano. Por tudo isto acabamos influenciando na correta respiração.

As alterações no funcionamento do aparelho respiratório podem ocasionar dor na musculatura da coluna, limitar os movimentos do tórax e dos membros superiores, favorecendo o encurtamento e tensionamento dos músculos envolvidos na respiração e alterar o ritmo da fala, entre outros sintomas.

Para respirar bem é preciso em primeiro lugar sensibilizar o organismo para a inspiração (entrada de ar) e para a expiração (saída de ar). Para perceber melhor a respiração, deite-se de forma confortável, inspire e expire, voltando a atenção somente para o movimento de entrada e saída do ar, perceba as áreas do tórax (peito) e abdômen (barriga) que se movimentam. Tente não elevar os ombros na inspiração. Procure não pensar em nada, concentre-se apenas na respiração. Faça isso por cinco minutos e desfrute deste relaxamento.

Aprender a respirar é um ato importante e há várias técnicas para isso. Todas elas se baseiam num princípio: tornar consciente aquilo que fazemos de maneira inconsciente. Não é preciso nenhuma “mágica” para isso, basta o bom senso e um pouco de atenção ao nosso próprio corpo.

Respire bem!!!

Nenhum comentário: