;

segunda-feira, 21 de abril de 2008

HÁBITOS DELETÉRIOS NO CRESCIMENTO CRANIOFACIAL



Em geral, os hábitos resultam da repetição de um ato. Há os hábitos corretos "desejáveis"e os incorretos "indesejáveis". Se admitirmos que os hábitos, pela normalidade, são condutores da definição de formas e contornos orofaciais normais, os maus hábitos, indesejáveis, podem não satisfazer as exigências para o crescimento normal orofacial e conduzir a deformações ósseas e mau posicionamento dentário, gerando também alterações na função (mastigação, deglutição, fonação, respiração).

Hábitos Indesejáveis:

· Sucção sem fins nutritivos (chupetas, dedo)

· Respiração bucal

· Morder objetos (canetas, lápis e outros)

· Deglutição atípica (o indivíduo realiza

o ato de engolir, que é a deglutição, mas de forma diferente)

· Onicofagia ( roer unhas)

· Dormir sempre pressionando um lado da face

· Problemas de fonação( troca de letras ou outros - neste caso deverá procurar um fonoaudiólogo, para detectar e diagnosticar o problema)

Conseqüências:

Sabe-se que entre todas as deformidades humanas, as de maior freqüência são as dentofaciais.
Entendemos que, se pouco pode ser feito para se evitar as causas primárias (hereditárias, congênitas, enfermidades intra-uterinas), muito pode ser realizado para prevenir e evitar as causas secundárias, que estão ligadas a fatores externos que agem sob o aspecto dento-alveolares (fatores extrínsecos).Especificamente em causa extrínsecas estudamos os hábitos bucais indesejáveis. Suponhamos que as pressões anormais sobre os dentes e os ossos da face sejam determinantes de maloclusão. Sendo
assim eliminando-se os hábitos indesejáveis, estaremos contribuindo para uma perfeita saúde bucal,tanto em estética (dentes bem posicionados nos arcos e face harmônica, sem desvios ósseos), quanto em função ( deglutição, respiração, fonação, mastigação) normais.

É de fundamental importância para um harmônico desenvolvimento do sistema crânio-facial da criança que os pais e principalmente os profissionais da área da saúde, atentem para o tipo de comportamento, hábitos e respiração que a criança desenvolve.

MARTA PREDEBON -
CD ESPECIALISTA EM OFM

Nenhum comentário: