;

quinta-feira, 19 de junho de 2008

AMAMENTAÇÃO - PRELÚDIO DA HARMONIA!


Criança que ordenha o peito materno, mantém lábios vedados.
Criança que ordenha o peito materno, estabelece correto padrão de respiração nasal.
A amamentação tem sido estudada como processo e como procedimento, por diferentes profissionais sob diferentes aspectos. Alguns trabalhos estão direcionados para o estudo das mamas no pré-parto ou no pós-parto imediato, outros estão envolvidos em pesquisas sociais e outras questões afins. Também é muito grande a produção e a atenção literária que discute a participação da amamentação como alimento físico e facilitador do crescimento emocional da relação entre a mãe e seu filho . Outros estudiosos permutam experiências quanto a sua neurofisiologia , e outros ainda, com vasta produção , estudam comparativamente,a composição do leite humano com a de outros leites.
Deseja-se fazer aqui, a relação entre amamentação, crescimento e desenvolvimento crânio-facial, do aparelho estomatognático ou mastigador, as alterações estruturais e funcionais encontradas clinicamente devido a sua falta, as quais tem muito estreita relação com os sintomas e as alterações encontradas na Síndrome do Respirador Bucal.
Se, considerando o crânio e a face, o crescimento está na dependência do desenvolvimento dos músculos mastigadores e periorais, dos dentes, do comportamento da língua e da deglutição, e se essas funções dependem da amamentação, fica claro que fazer prevenção é cuidar da amamentação como necessidade prioritária, justificando o interesse que se tem dado aos aspectos mecânicos do trabalho muscular que acontece na ordenha do peito da mãe. A maturidade neural, a evolução, a adequação das funções orais dependem de tal trabalho. Nada pode substituir em eficiência, este exercício.
Solicitar ajuda, orientação, apoio, lutar pelas leis que protegem a mulher que amamenta e a amamentação, faz parte do mais legítimo exercício de cidadania.

Embora possa parecer um tema debatido exaustivamente, o EMEA tem um compromisso obstinado em expor esse conhecimento à comunidade.

O ser humano é um mamífero! É necessário resgatar -se parte de suas origens!

Marta Predebon Especialista em OFM

Nenhum comentário: