;

segunda-feira, 3 de maio de 2010

RONCO...NUNCA MAIS!!!!

As promessas do mercado são grandes e nos levam a pensar que os produtos vendidos realmente vão surtir o efeito desejado. Refiro-me às fitas nasais anunciadas nos canais de TV, que acabam com os roncos de maneira muito simples.

Diz-se que é um é um produto inovador que reduz ou elimina o ressonar, e ainda alivia a congestão nasal provocada pelas constipações e alergias fazendo com que se respire melhor, alivia o ronco e até a cessação deste; assim fazendo com que a pessoa durma melhor, não havendo necessidade de recorrer a nenhum medicamento ou outro tratamento.

”As fitas nasais abrem as vias nasais sem medicamentos, ajudando a aliviar a sensação de congestão nasal. Ajuda a eliminar o ronco, pois facilita a respiração nasal e não pela boca.”

Até aí, concordamos! Quando existe apenas um congestionamento nasal provocado pelas alergias, que obstruem os canais nasais.

Claro, dilatando as fossas nasais as tiras acabam aumentando em até 30% a entrada de ar, mas daí a resolver um problema que é inerente às estruturas internas da cavidade oral????

Mas o RONCO é provocado pela anormalidade morfofuncional existente, onde há a flacidez dos tecidos provocando o colabamento do palato mole com a língua retraída, na maioria das vezes agravado por uma retrusão mandibular severa que nem é citada pela medicina convencional.

Mais de 40% dos adultos ressonam regularmente!

O ressonar produz-se devido ao estreitamento ou bloqueio das vias aéreas. Esta diminuição de fluxo de ar que passa através do seu nariz, obriga a que respire pela boca e pode causar o ressonar.

Um dos problemas de ressonar é que pode interromper o seu sono e, possivelmente, também o sono de quem está ao seu lado. O que pode ocasionar problemas de convivência. A falta de sono faz com que se sinta cansado durante o dia, o que pode afetar o seu desempenho laboral.O ressonar pode agravar-se devido à congestão nasal causada por gripe, constipações, alergias, septo nasal desviado.

Mas RONCO... se resolve com aparelhos intra-bucais ou em casos gravíssimos com cirurgias ou C-pap (bombas de oxigênio) para dormir.

Até a próxima!

Marta Predebon

segunda-feira, 19 de abril de 2010

CIRURGIA ORTOGNÁTICA

Fabiano Caetano Brites
Especialista em CTBMF

A cirurgia ortognática reúne uma série de procedimentos cirúrgicos com o objetivo de corrigir deformidades faciais, resultantes de algum mal posicionamento da arcadas dentárias e dos ossos da face, o que interfere em toda a estética da face e em dificuldades funcionais.
QUAL A CAUSA?
A falta e/ou excesso de cresimento mandibular ou maxilar é a principal delas. Quem nunca ouviu falar ou não possui um conhecido com o famoso "queixo de bruxa", ou "boca de caçapa"? Em outros casos, a falta de um desenvolvimento ósseo adequado faz com que o paciente apresente o que é descrito na literatura como "mandíbula de Noel Rosa" (queixo retraído). Estes são dois exemplos clássicos de como problemas combinados entre a maxila (maxilar superior) e a mandíbula (maxilar inferior) podem gerar grandes traumas psicológicos, além dos óbvios prejuízos estéticos e funcionais.



Prognatismo mandibular (imagem da web)

A falta de crescimento mandibular ou retrognatismo (mandíbula pequena) ou o excesso de crescimento da maxila (perfil de "bozó"), são exemplos de como deficiências de crescimento geram problemas que muitas vezes somente o procedimento cirúrgico é resolutivo. Outras causa menos comuns incluem síndromes, deficiência muscular, herança genética ou traumatismos na infância.

O diagnóstico e o planejamento cirúrgico são minuciosamente estudados previamente, em conjunto entre o cirurgião-dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e o ortodontista, que é quem normalmente toma o primeiro contato com estas desordens, que muitas vezes não logram resolução com o uso apenas de aparelhos ortodônticos.
EXISTEM RISCOS?
A técnica clássica, descrita pelo cirurgião austríaco Hugo Obwegeser nos anos 50, e melhorada com contribuições de cirurgiões ilustres como William Bell e Dalpont, vem sendo praticada com sucesso no Brasil há mais de 50 anos. Com a evolução da técnica, dos medicamentos e dos procedimentos de biossegurança, a cirurgia ortognática é hoje uma técnica extremamente segura, previsível e acessível. Os cuidados pós operatórios são simples, e com o advento da Fixação Interna Rígida por meio de Placas e Parafusos de Titânio, a recuperação é rápida e indolor. Como em qualquer cirurgia, todos os cuidados pré e pós-operatórios devem ser tomados no sentido de se minimizar ainda mais os riscos de um procedimento sob anestesia geral.
QUAIS OS RESULTADOS ESPERADOS?
Os benefícios da cirurgia incluem melhoras na mastigação e na fala, redução dos sintomas nas Articulações Temporomandibulares (DTMs), posicionamento lingual mais adequado, melhora na respiração e no posicionamento corporal, além da clara melhora no perfil e na estética faciais.

É uma cirurgia prazerosa para o profissional porque os resultados são notados rapidamente e porque também muda o aspecto emocional do paciente. Contudo, existem muitos médicos e até mesmo dentistas no país que desconhecem os benefícios da cirurgia.
QUAL A DIFERENÇA PARA UMA CIRURGIA PLÁSTICA?
A técnica provoca mudanças tão nítidas no rosto que chega a ser comparada com uma cirurgia plástica. A diferença é que o enfoque diagnóstico é dividido igualmente para a resolução da estética desfavorável e da função comprometida.

O cirurgião bucomaxilofacial usa seus conhecimentos de anatomia e função mastigatória para diagnosticar e abordar e individualmente cada caso. Isto inclui um longo tratamento antes e depois da cirurgia, envolvendo equipe multidisciplinar que pode incluir ortodontista, cirurgião, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.
CONCLUSÕES
Mais do que desestabilizar a auto-estima, muitas vezes ocasionando falta de relacionamento social por medo de chacotas, estas alterações esqueléticas na face provocam graves problemas de função. O cirurgião-dentista vai definir aquele paciente cujos problemas são excessivos para a resolução apenas com aparelho dentário.
A cirurgia ortognática é um excelente método para trabalhar estes problemas, sendo uma técnica previsível e de resultados positivos para a estética, função e auto-estima.





Antes (imagem da web) e Depois (imagem da web)

Pesquisa, fotos e imagens de arquivo próprio e de blogs da internet.
















quarta-feira, 31 de março de 2010

GRIPE H1N1

A IRONIA NO SEU MELHOR ESTILO

2000 pessoas contraem a gripe suína e todo mundo já quer usar máscara.

25 milhões de pessoas têm AIDS e ninguém quer usar preservativo...

PANDEMIA DE LUCRO

Que interesses económicos se movem por detrás da gripe porcina?

No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vítimas da Malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro.

Os noticiários, disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos.

Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.
Os noticiários disto nada falam!

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves...
...os noticiários mundiais inundaram-se de notícias...

Uma epidemia, a mais perigosa de todas... Uma Pandemia!

Só se falava da terrífica enfermidade das aves.

Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos... 25 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.

Um momento, um momento. Então, por que se armou tanto escândalo com a gripe das aves?

Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande.

A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflu vendeu milhões de doses aos países asiáticos.

Ainda que o Tamiflu seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.

Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.

-Antes com os frangos e agora com os porcos.

-Sim, agora começou a psicose da gripeporcina. E todos os noticiários do mundo só falam disso...

-Já não se fala da crise económica nem dos torturados em Guantánamo...

-Só a gripe porcina, a gripe dos porcos...

-E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um "galo"... atrás dos porcos... não haverá um "grande porco"?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflu. O principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque...

Os acionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflu.

A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países.

Mas se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação.

Se a Organização Mundial de Saúde (conduzida pela chinesa Margaret Chan) se preocupa tanto com esta enfermidade, por que não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o
fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?

Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa seria a melhor solução.

PASSEM ESTA MENSAGEM POR TODOS LADOS, COMO SE TRATASSE DE UMA VACINA, PARA QUE TODOS CONHEÇAM A REALIDADE DESTA "PANDEMIA".

Pois os meios de comunicação, naturalmente, divulgam o que interessa aos patrocinadores, não aos ouvintes e leitores.

(Material recebido por email.Desconheço a autoria).

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO PÉ NO EQUILÍBRIO E NA POSTURA CORPORAL

Todas as ações resultantes do movimento de andar ou de manter-se parado em pé baseiam-se no desempenho dos pés.

O pé cavo causa um giro da perna para fora afastando os joelhos e leva a perda da curvatura normal da lombar. Já, o pé plano provoca um giro da perna para dentro, aproximando os joelhos e gerando um aumento da curvatura da coluna lombar. Pés defeituosos causam posturas defeituosas gerais, perturbam a ação adequada de músculos, gerando dores nas pernas e nas costas.

O pé correto é extremamente importante para a boa postura, para a harmonia do caminhar, para a capacidade de reação aos desequilíbrios do corpo e na resistência muscular.

É a partir dos pés saudáveis que se obtêm a boa postura corporal. Quando o pé cede, cedem, também, as demais partes do corpo, como, por exemplo, os joelhos e a coluna vertebral. Quanto mais elástico e forte for o pé ao receber o peso do corpo, menos se forçará a coluna.

A postura correta requer ação permanente contra a força da gravidade. É um processo de coordenação e baseia-se na ação conjunta e coordenada dos músculos que atuam elevando, mantendo e apoiando as diversas partes do esqueleto.

Peca-se com as crianças de pés débeis quando estas são levadas a esforços iguais às de pés normais, e estas por sua vez geralmente utilizam calçados não apropriados o que dificulta o desenrolar do pé e impedem a sua ação de molejo. Quantos danos de pés, joelhos e coluna poderiam ser evitados com as ações preventivas e com o correto fortalecimento e estímulo dos pés e das pernas.

Calos nos pés, dedos tortos e pés deformados são sempre alterações que podem ser melhoradas com exercícios específicos para cada caso.

O homem na posição em pé nunca está em total equilíbrio. Quanto pior for o apoio do seu pé no chão mais prejudicado será o seu equilíbrio. Para a pessoa não cair ela terá que exigir mais da musculatura que atua contra a força da gravidade, para compensar o desequilíbrio ela deformará alguma parte do corpo e aumentará a sua base de sustentação (que se nota quando a pessoa se mantém em pé com a abertura dos pés indo além da largura do quadril).

Atitudes preventivas:

ü Cuidar os tipos de calçados utilizados, principalmente os

esportivos, que contém elevações na palmilha que muitas vezes

não são indicados para o tipo de pé que a pessoa apresenta.

ü O melhor é utilizar calçado com palmilha reta (exceção quando houver indicação de palmilha específica para a pessoa).

ü Não utilizar calçados de bico fino.

ü Não utilizar calçados que apertem nas laterais ou no comprimento dos pés.

ü Utilizar calçados flexíveis.

ü O salto do calçado não deve ultrapassar 2 a 3 cm de altura.

ü Andar descalço e se possível também em terrenos irregulares.

Não devemos esquecer que o pé pode ser a causa da alteração postural, assim como poderá ser conseqüência de uma alteração de postura oriunda da parte mais superior do corpo.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

AMAMENTAÇÃO: UM EXERCÍCIO MUITO IMPORTANTE!!!

Quando a criança é amamentada, está não só sendo alimentada, como também fazendo um exercício físico importante para desenvolver sua ossatura e musculatura bucal. Ao nascer, o bebê tem o maxilar inferior muito pequeno, que irá alcançar equilíbrio no tamanho em relação ao maxilar superior tendo seu crescimento estimulado pela sucção do peito. Toda a musculatura bucal é desenvolvida, músculos externos e internos, que, solicitados, desenvolvem os ossos. Mamar no peito não é fácil, daí o bebê ficar bastante transpirado. Esse exercício é o responsável inicial no crescimento harmonioso da face e dentição. Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente, e a preferência do nenê pela mamadeira vem da facilidade com a qual ele ganha o leite, principalmente quando esse flui por um furo generoso no bico. Para exercitar-se com maior eficiência, a posição durante a mamada é importante: a criança deverá ficar o mais verticalizada, o que também facilita a deglutição do leite.
Uma atitude na tentativa de evitar apinhamento dental (dentes "encavalados ou acavalados"). Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos. Músculos firmes ajudarão na fala. Durante
a amamentação, quando existe uma pega correta, aprende-se a respirar corretamente pelo nariz, evitando amigdalites, pneumonias, entre outras doenças.
Quando a criança respira pela boca, os dentes ressecados ficam mais expostos à cárie e as gengivas ficam inflamadas, os maxilares tendem a sofrer deformações e os dentes a ficar "encavalados", aumentando também o processo de cárie.retornar

A amamentação prepara o bebê para a mastigação.

A mamadeira costuma tornar-se uma companheira para as crianças ao longo de anos, habituando-a a uma dieta mole e adocicada, que aumenta o risco de cáries (cárie de mamadeira); a criança tende a recusar alimentos que requeiram mastigação. Depois da amamentação, a mastigação correta continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos. A amamentação ensina a criança a mastigar. Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes. Esquecem-se essas mães de que o que os habituou a essa dieta foi o uso prolongado da mamadeira. Mastigação incorreta pode levar também a problemas de obesidade e de estômago.

Incentive a amamentação!

sábado, 30 de janeiro de 2010

ATM X OFM

Os três componentes básicos do Sistema Estomatognático são: a Articulação Temporomandibular (ATM), os músculos da mastigação e o complexo dento periodontal, todos com ligação direta com o Sistema Nervoso Central, consciente ou inconscientemente. Esta interligação íntima resultará num sistema de interdependência mútua de todos os elementos citados.

Assim, a condição de qualquer um desses componentes é influenciada não apenas por estímulos externos, mas também por quaisquer alterações que venham a ocorrer nos outros componentes internos, principalmente os fatores emocionais. Os mecanismos influentes podem ser diretos ou indiretos, sendo os últimos, transmitidos através do Sistema Nervoso Central.

O comando central recebe informações de vários tipos (pressão, dor, mudanças de temperatura, tração, etc...), através de receptores localizados na cavidade oral, músculos e nas ATMs, a partir destas informações, são determinadas as alterações necessárias para o funcionamento correto do sistema.

Portanto, pode-se concluir que quando atuamos com as técnicas funcionais ( aparelhos ), nos pacientes disfuncionados, mudando a postura da mandíbula terapeuticamente, visando formar novos circuitos neurais mais fisiológicos, estamos alterando completamente as relações acima citadas, apagando os reflexos nervosos patológicos e propiciando a formação de novos, mais adequados.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A FILOSOFIA DA ORTOPEDIA FUNCIONAL

Nosso corpo é um sólido articulado. Nos últimos anos, os princípios que regem o exame do aparelho locomotor, função tradicional dos ortopedistas, reumatologista e fisioterapeuta foram progressivamente integrados ao exame realizado pelo dentista, devido ao caráter multifatorial das disfunções craniomandiculares que requerem abordagem multidisciplinar.

O crescimento global do corpo resulta do crescimento das partes, obedecendo a um padrão geneticamente programado, que interage com o meio ambiente, cujo sincronismo proporciona que esse todo seja harmonioso.

Esse processo é caracterizado pela integração e adaptação contínuas de todas as suas partes. Dessa forma, o crescimento mandibular tem importância na formação do crânio inteiro.

Os procedimentos de Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) vista através da Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO) proporcionam condições para um crescimento fisiológico normal, quando iniciado em períodos de crescimento. Quanto mais tempo os reflexos patológicos agirem no sistema estomatognatico, menores as possibilidades de anulá-los ou substituí-los, Mas isto não nega a sua contribuição significativa no tratamento de adultos.

A OFM usa as forças naturais do homem:

- movimento e postura da mandíbula,

- movimento e postura da língua,

- crescimento e desenvolvimento e

- erupção dentária.

Baseia-se nas Leis Planas de crescimento e desenvolvimento, tendo três princípios fundamentais:

- Excitação Neural (EN)

- Mudança de Postura (MP)

- Mudança de Postura Terapêutica (MPT)

Desmistificando as Leis, o que isto traduz? Um aparelho ortopédico reproduz na cabeça os movimentos corretos que deveriam ocorrer, proporcionando um crescimento e desenvolvimento correto das estruturas.

ASSIM SE JUSTIFICA UM TRATAMENTO ORTOPÉDICO EM TENRA IDADE!

Não espere!

Leve seu filho a partir dos tres anos para uma avaliação!


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ATM X OFM

Os três componentes básicos do Sistema Estomatognático são:

- a Articulação Temporomandibular (ATM),

- os músculos da mastigação e

- o complexo dento periodontal,

todos com ligação direta com o Sistema Nervoso Central, consciente ou inconscientemente.

Esta interligação íntima resultará num sistema de interdependência mútua de todos os elementos citados.

Assim,a condição de qualquer um desses componentes é influenciada não apenas por estímulos externos, mas também por quaisquer alterações que venham a ocorrer nos outros componentes internos, principalmente os fatores emocionais. Os mecanismos influentes podem ser diretos ou indiretos, sendo os últimos, transmitidos através do Sistema Nervoso Central. O comando central recebe informações de vários tipos (pressão, dor, mudanças de temperatura, tração, etc...), através de receptores localizados na cavidade oral, músculos e nas ATMs, a partir destas informações, são determinadas as alterações necessárias para o funcionamento correto do sistema.

Portanto, pode-se concluir que quando atuamos com as técnicas funcionais ( aparelhos ), nos pacientes disfuncionados, mudando a postura da mandíbula terapeuticamente, visando formar novos circuitos neurais mais fisiológicos, estamos alterando completamente as relações acima citadas, apagando os reflexos nervosos patológicos e propiciando a formação de novos, mais adequados.