permanente no ato de levantar-se, sentar-se, manter-se em pé, manter-se sentado, equilibrar-se com o corpo em todos os movimentos de tronco, braços e pernas e o de lutar contra a força da gravidade, que atua sobre nós constantemente independente da postura que adotamos. O objetivo do sistema postural é a de manter a posição vertical do indivíduo com economia máxima de trabalho muscular.O nosso corpo está sempre oscilando na tentativa de encontrar o seu equilíbrio.O controle da postura é totalmente involuntário, ou seja, não necessita da nossa vontade ou do nosso comando.
Os reguladores da postura são:

O pé: é onde ocorre a união do desequilíbrio do corpo com o solo. As alterações de postura do pé poderá ser a causa do desequilíbrio postural ou ele poderá se adaptar para manter o equilíbrio de alguma alteração vinda mais de cima do corpo (geralmente causada por alterações do olho ou dentes), num primeiro momento esta adaptação do pé poderá ser reversível se a causa também for corrigida, se não o for a alteração se fixará e será irreversível a sua correção. É mais freqüente o pé ser ao mesmo tempo a causa da alteração postural e ser também uma adaptação de uma alteração vinda de cima.

- O aparelho mastigador: a mandíbula, a língua e a maxila estão diretamente ligadas com as musculaturas responsáveis pela postura do corpo, qualquer alteração destas estruturas resultará em modificação do equilíbrio postural.

As vias descendentes: após as informações terem sido interpretadas no cérebro, os nervos levam um comando para os músculos da postura para que estes se ajustem as alterações das outras estruturas.
Devemos estar sempre atentos às alterações de postura dos pés e tornozelos, das alterações dos movimentos oculares, da audição, e da posição dos dentes e da cabeça,para detectar uma alteração postural e evitar o agravamento da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário