;

sexta-feira, 29 de maio de 2009

LÍNGUA PRESA





(FRÊNULO LINGUAL CURTO)

Fga: Rosane Pereira Rodrigues
CRFa-RS: 0345
FONOCLIN
e-mail:
fonoclin@gmail.com

Muitas pessoas procuram o atendimento fonoaudiológico porque desconfiam ter a “língua presa”, pois percebem dificuldade para produzir alguns sons da fala. Entretanto, nem todos os problemas na fala acontece devido à “língua presa”.
Muitas vezes por hipotonia lingual, ou seja, o tônus da língua é flácido, deixando a língua praticamente solta dentro da boca ocasionando alteração principalmente
nos sons /s/ ou /z/. São aqueles casos em que a pessoa fala colocando a língua entre os dentes produzindo aquele som característico chamado “CECEIO”: “SSUCESSÕESSSS”.
“Língua presa” ou “Frênulo lingual curto” é quando a película abaixo da língua se encontra mais curta do que o normal, formando um “coraçãozinho” na ponta da língua quando está é colocada para fora da boca. Isso impossibilita a movimentação do órgão para a articulação correta de alguns sons como o /r/ e /l/.Muitas vezes essa pessoa terá dificuldades para realizar a sucção, mastigação e deglutição.
Nem sempre a cirurgia é a única alternativa como tratamento. Dependendo do caso muitas vezes se consegue com um bom trabalho muscular alcançar os objetivos, isto é, produzir corretamente os sons assim como o posicionamento adequado para deglutir.
Após uma avaliação, me
smo que a cirurgia denominada “FRENECTOMIA” ou “PIQUE NO FREIO” for a opção mais adequada, é importante realizar sessões de fonoterapia pós-cirúrgicas.
Sem esse acompanhamento a língua apenas ficará mais solta. É necessário, portanto, um trabalho muscular orientado para fortalecer a língua e posicioná-la corretamente.

Nenhum comentário: