;

sábado, 24 de janeiro de 2009

TECENDO COMENTARIOS SOBRE...


Recem-nascido e a Amamentação
A alimentação do recém-nascido deixa as mães, em especial aquelas de primeira viagem, sempre na dúvida se devem deixar seus bebes mamarem a hora que quiserem, em livre demanda, ou se estabelecem horários de oferecer a mamada ao seio, a induzindo a um horário determinado.
Sabemos que o sistema de produção do leite é acionado quando o bebe suga o seio, logo, quanto mais o recém-nascido suga, maior a oferta. Portanto, voce mamae poderá optar por qualquer dos métodos, analisando sempre o que é melhor para voce e para o seu bebe, considerando:
Em livre demanda
Na oferta em livre demanda, o RN (recém-nascido) se alimenta quando tem vontade, não havendo assim aquela voracidade dos bebes que tem que esperar a hora estipulada, o que os torna mais tranquilos na hora de sugar.
Nas primeiras semanas, onde a quantidade de leite muitas vezes ainda e insuficiente, mamará mais vezes, a curtos intervalos. Com o passar dos dias, os intervalos entre as mamadas vão ficando maiores e, por volta do primeiro mes, o bebe ja estará com uma rotina mais ou menos estabelecida. Este tambem é o tempo necessário para a mamãe reconhecer o choro do bebe (fome, frio, cólicas, mudanças de posição no berço, fraldas molhadas etc), e se o bebe já mamou o necessário e não esta fazendo o seio de chupeta - em torno de 10 minutos, quando o RN suga com vigor, já esvazia a mama.
Neste método, devemos considerar o fato do bebe poder consumir leite abaixo de suas necessidades, por mamar pequenos volumes a cada vez, ou nos casos dos 'mais gulosos', acabarem consumindo alem do necessário, engordando muito. Alem disso, o enchimento das mamas da mamãe fica prejudicado, bem como o seu descanso entre as mamadas.
O bebe tambem precisa de espaço entre as mamadas, para melhor digestão do alimento, ou nos mais dorminhocos e frágeis, muitas vezes os intervalos ficam prolongados, o que também não é bom para a sua saúde e bem estar.
Indução dos horários das mamadas
Na indução dos horários das mamadas, em média de 3 em 3 horas (no mínimo 2 e no máximo 4h), a alimentação parece ficar mais equilibrada, impondo ao bebe uma rotina e fazendo com que o ciclo fome-alimentação-sono se estabeleça mais prontamente.
Os inconvenientes da alimentação de livre demanda deixarão de existir (descanso entre as mamadas, enchimento das mamas, melhor digestão do alimento etc).
Também ao serem introduzidos outros alimentos, na época necessária (comidas pastosas e sólidas), os horários ficarão mais fáceis de organizar. O bebe já estará acostumado, condicionado aos horários estabelecidos.
Portanto, voce mamãe, deve considerar os prós e contras dos dois métodos, escolhendo o que for melhor para o binômio mãe-filho.
Tenha sempre em mente que o melhor alimento para o seu bebe, até os 6 meses de idade, e o leite materno. E o mais importante é o grande amor que voce lhe dedica a cada momento.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A amamentação prepara o bebê para a mastigação

A mamadeira costuma tornar-se uma companheira para as crianças ao longo de anos, habituando-a a uma dieta mole e adocicada, que aumenta o risco de cáries (cárie de mamadeira); a criança tende a recusar alimentos que requeiram mastigação. Depois da amamentação, a mastigação correta continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos. A amamentação prepara a criança para a mastigação. Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes. Esquecem-se essas mães de que o que os habituou a essa dieta foi o uso prolongado da mamadeira. Mastigação incorreta pode levar também a problemas de obesidade e de estômago.

Evitando hábitos prejudiciais            

Atrelada à mamadeira, vem a chupeta, que também é usada normalmente por muito tempo, e o hábito de chupar o dedo, afetando o posicionamento dos dentes e trazendo também conseqüências danosas à fala e à respiração.

Abandonando a mamadeira      

A partir dos seis meses, quando a mãe lentamente começar a introduzir outros alimentos (desmame), deverá fazê-lo usando apenas copos e colheres, evitando o uso de mamadeira ou "chuquinha".

Prevenindo a cárie:        

Nos primeiros 6 meses de vida:
- Amamentação materna exclusiva.
- Leite materno é a melhor e mais completa fonte de alimento para a criança, além de transmitir todo amor materno para o bebê.
- Além disso, a amamentação proporciona uma correta formação nas arcadas dentárias.
- Limpar a boca do bebê, sempre que possível com fralda umedecida em água filtrada.

Dos 6 aos 12 meses de idade:

- Primeiro dentinho pode aparecer.
- Incentivar hábitos de escovação.
- É hora de retornar a Odontopediatra para receber orientações e fazer exames preventivos.

Após 1 ano:
- A escovação já deve ser rotina da criança.
- Mesmo que os dentes de leite sejam temporários, eles servem de guia para os dentes permanentes nascerem na posição correta.
- Todo costume iniciado desde cedo, continuará por toda vida.