;

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO PÉ NO EQUILÍBRIO E NA POSTURA CORPORAL

Todas as ações resultantes do movimento de andar ou de manter-se parado em pé baseiam-se no desempenho dos pés.

O pé cavo causa um giro da perna para fora afastando os joelhos e leva a perda da curvatura normal da lombar. Já, o pé plano provoca um giro da perna para dentro, aproximando os joelhos e gerando um aumento da curvatura da coluna lombar. Pés defeituosos causam posturas defeituosas gerais, perturbam a ação adequada de músculos, gerando dores nas pernas e nas costas.

O pé correto é extremamente importante para a boa postura, para a harmonia do caminhar, para a capacidade de reação aos desequilíbrios do corpo e na resistência muscular.

É a partir dos pés saudáveis que se obtêm a boa postura corporal. Quando o pé cede, cedem, também, as demais partes do corpo, como, por exemplo, os joelhos e a coluna vertebral. Quanto mais elástico e forte for o pé ao receber o peso do corpo, menos se forçará a coluna.

A postura correta requer ação permanente contra a força da gravidade. É um processo de coordenação e baseia-se na ação conjunta e coordenada dos músculos que atuam elevando, mantendo e apoiando as diversas partes do esqueleto.

Peca-se com as crianças de pés débeis quando estas são levadas a esforços iguais às de pés normais, e estas por sua vez geralmente utilizam calçados não apropriados o que dificulta o desenrolar do pé e impedem a sua ação de molejo. Quantos danos de pés, joelhos e coluna poderiam ser evitados com as ações preventivas e com o correto fortalecimento e estímulo dos pés e das pernas.

Calos nos pés, dedos tortos e pés deformados são sempre alterações que podem ser melhoradas com exercícios específicos para cada caso.

O homem na posição em pé nunca está em total equilíbrio. Quanto pior for o apoio do seu pé no chão mais prejudicado será o seu equilíbrio. Para a pessoa não cair ela terá que exigir mais da musculatura que atua contra a força da gravidade, para compensar o desequilíbrio ela deformará alguma parte do corpo e aumentará a sua base de sustentação (que se nota quando a pessoa se mantém em pé com a abertura dos pés indo além da largura do quadril).

Atitudes preventivas:

ü Cuidar os tipos de calçados utilizados, principalmente os

esportivos, que contém elevações na palmilha que muitas vezes

não são indicados para o tipo de pé que a pessoa apresenta.

ü O melhor é utilizar calçado com palmilha reta (exceção quando houver indicação de palmilha específica para a pessoa).

ü Não utilizar calçados de bico fino.

ü Não utilizar calçados que apertem nas laterais ou no comprimento dos pés.

ü Utilizar calçados flexíveis.

ü O salto do calçado não deve ultrapassar 2 a 3 cm de altura.

ü Andar descalço e se possível também em terrenos irregulares.

Não devemos esquecer que o pé pode ser a causa da alteração postural, assim como poderá ser conseqüência de uma alteração de postura oriunda da parte mais superior do corpo.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

AMAMENTAÇÃO: UM EXERCÍCIO MUITO IMPORTANTE!!!

Quando a criança é amamentada, está não só sendo alimentada, como também fazendo um exercício físico importante para desenvolver sua ossatura e musculatura bucal. Ao nascer, o bebê tem o maxilar inferior muito pequeno, que irá alcançar equilíbrio no tamanho em relação ao maxilar superior tendo seu crescimento estimulado pela sucção do peito. Toda a musculatura bucal é desenvolvida, músculos externos e internos, que, solicitados, desenvolvem os ossos. Mamar no peito não é fácil, daí o bebê ficar bastante transpirado. Esse exercício é o responsável inicial no crescimento harmonioso da face e dentição. Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente, e a preferência do nenê pela mamadeira vem da facilidade com a qual ele ganha o leite, principalmente quando esse flui por um furo generoso no bico. Para exercitar-se com maior eficiência, a posição durante a mamada é importante: a criança deverá ficar o mais verticalizada, o que também facilita a deglutição do leite.
Uma atitude na tentativa de evitar apinhamento dental (dentes "encavalados ou acavalados"). Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos. Músculos firmes ajudarão na fala. Durante
a amamentação, quando existe uma pega correta, aprende-se a respirar corretamente pelo nariz, evitando amigdalites, pneumonias, entre outras doenças.
Quando a criança respira pela boca, os dentes ressecados ficam mais expostos à cárie e as gengivas ficam inflamadas, os maxilares tendem a sofrer deformações e os dentes a ficar "encavalados", aumentando também o processo de cárie.retornar

A amamentação prepara o bebê para a mastigação.

A mamadeira costuma tornar-se uma companheira para as crianças ao longo de anos, habituando-a a uma dieta mole e adocicada, que aumenta o risco de cáries (cárie de mamadeira); a criança tende a recusar alimentos que requeiram mastigação. Depois da amamentação, a mastigação correta continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos. A amamentação ensina a criança a mastigar. Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes. Esquecem-se essas mães de que o que os habituou a essa dieta foi o uso prolongado da mamadeira. Mastigação incorreta pode levar também a problemas de obesidade e de estômago.

Incentive a amamentação!