;

sábado, 30 de janeiro de 2010

ATM X OFM

Os três componentes básicos do Sistema Estomatognático são: a Articulação Temporomandibular (ATM), os músculos da mastigação e o complexo dento periodontal, todos com ligação direta com o Sistema Nervoso Central, consciente ou inconscientemente. Esta interligação íntima resultará num sistema de interdependência mútua de todos os elementos citados.

Assim, a condição de qualquer um desses componentes é influenciada não apenas por estímulos externos, mas também por quaisquer alterações que venham a ocorrer nos outros componentes internos, principalmente os fatores emocionais. Os mecanismos influentes podem ser diretos ou indiretos, sendo os últimos, transmitidos através do Sistema Nervoso Central.

O comando central recebe informações de vários tipos (pressão, dor, mudanças de temperatura, tração, etc...), através de receptores localizados na cavidade oral, músculos e nas ATMs, a partir destas informações, são determinadas as alterações necessárias para o funcionamento correto do sistema.

Portanto, pode-se concluir que quando atuamos com as técnicas funcionais ( aparelhos ), nos pacientes disfuncionados, mudando a postura da mandíbula terapeuticamente, visando formar novos circuitos neurais mais fisiológicos, estamos alterando completamente as relações acima citadas, apagando os reflexos nervosos patológicos e propiciando a formação de novos, mais adequados.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A FILOSOFIA DA ORTOPEDIA FUNCIONAL

Nosso corpo é um sólido articulado. Nos últimos anos, os princípios que regem o exame do aparelho locomotor, função tradicional dos ortopedistas, reumatologista e fisioterapeuta foram progressivamente integrados ao exame realizado pelo dentista, devido ao caráter multifatorial das disfunções craniomandiculares que requerem abordagem multidisciplinar.

O crescimento global do corpo resulta do crescimento das partes, obedecendo a um padrão geneticamente programado, que interage com o meio ambiente, cujo sincronismo proporciona que esse todo seja harmonioso.

Esse processo é caracterizado pela integração e adaptação contínuas de todas as suas partes. Dessa forma, o crescimento mandibular tem importância na formação do crânio inteiro.

Os procedimentos de Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) vista através da Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO) proporcionam condições para um crescimento fisiológico normal, quando iniciado em períodos de crescimento. Quanto mais tempo os reflexos patológicos agirem no sistema estomatognatico, menores as possibilidades de anulá-los ou substituí-los, Mas isto não nega a sua contribuição significativa no tratamento de adultos.

A OFM usa as forças naturais do homem:

- movimento e postura da mandíbula,

- movimento e postura da língua,

- crescimento e desenvolvimento e

- erupção dentária.

Baseia-se nas Leis Planas de crescimento e desenvolvimento, tendo três princípios fundamentais:

- Excitação Neural (EN)

- Mudança de Postura (MP)

- Mudança de Postura Terapêutica (MPT)

Desmistificando as Leis, o que isto traduz? Um aparelho ortopédico reproduz na cabeça os movimentos corretos que deveriam ocorrer, proporcionando um crescimento e desenvolvimento correto das estruturas.

ASSIM SE JUSTIFICA UM TRATAMENTO ORTOPÉDICO EM TENRA IDADE!

Não espere!

Leve seu filho a partir dos tres anos para uma avaliação!


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ATM X OFM

Os três componentes básicos do Sistema Estomatognático são:

- a Articulação Temporomandibular (ATM),

- os músculos da mastigação e

- o complexo dento periodontal,

todos com ligação direta com o Sistema Nervoso Central, consciente ou inconscientemente.

Esta interligação íntima resultará num sistema de interdependência mútua de todos os elementos citados.

Assim,a condição de qualquer um desses componentes é influenciada não apenas por estímulos externos, mas também por quaisquer alterações que venham a ocorrer nos outros componentes internos, principalmente os fatores emocionais. Os mecanismos influentes podem ser diretos ou indiretos, sendo os últimos, transmitidos através do Sistema Nervoso Central. O comando central recebe informações de vários tipos (pressão, dor, mudanças de temperatura, tração, etc...), através de receptores localizados na cavidade oral, músculos e nas ATMs, a partir destas informações, são determinadas as alterações necessárias para o funcionamento correto do sistema.

Portanto, pode-se concluir que quando atuamos com as técnicas funcionais ( aparelhos ), nos pacientes disfuncionados, mudando a postura da mandíbula terapeuticamente, visando formar novos circuitos neurais mais fisiológicos, estamos alterando completamente as relações acima citadas, apagando os reflexos nervosos patológicos e propiciando a formação de novos, mais adequados.