;

sexta-feira, 13 de março de 2009

RESPIRAR OU DEGLUTIR ???

Uma das características que o Respirador bucal pode apresentar é a deglutição atípica. Mas o que vem a ser isso?
Não bastando uma série de comprometimentos apresentados, é muito freqüente a alteração de função lingual.
Alteração na deglutição, ou deglutição atípica, pode ser definida como o pressionamento da língua contra os dentes anteriores ou entre as arcadas dentárias durante o ato de engolir.
Porém é correto determinar se a criança apresenta este tipo de alteração a partir dos nove anos de idade, pois até esta fase a deglutição está em processo de desenvolvimento, não podendo ser classificada como atípica.
Muitos são os fatores que acarretam esse quadro:
- aleitamento por mamadeira com bico muito longo e furo grande,
- hábitos inadequados de sucção,
- respiração bucal,
- aumento de amígdalas e adenóide,
- características da face e cavidade bucal.
A deglutição atípica envolve não só um ato de mastigar e deglutir, como também:
- lábios abertos, língua entre os dentes ou na arcada inferior
- flacidez da musculatura de lábios, língua, bochechas
- respiração bucal
- alterações na fala
As características da deglutição na criança que apresenta esse quadro são: projeção da cabeça, contração da musculatura ao redor da boca, presença de ruídos e projeção da língua contra ou entre os dentes.
As principais conseqüências são alterações nos dentes e ossos da face, decorrentes da pressão da língua contra os dentes e ossos no momento da deglutição. Os ossos, assim como os dentes, são estruturas que reagem a qualquer força exercida sobre eles. A pressão ou tração dos músculos sobre um determinado osso pode modificar seu desenvolvimento. Assim, a alteração da pressão dos músculos sobre os dentes e ossos no momento da deglutição pode levar a uma falta de desenvolvimento ósseo ou a um incorreto encaixe dos dentes.
Nestes casos, a consulta a um especialista(ortodontista ou ortopedista funcional dos maxilares) é fundamental para a correção das alterações dentárias e ósseas.
Posteriormente, ou conjuntamente, o fonoaudiólogo poderá atuar reeducando a criança no sentido de adquirir um padrão correto de deglutição.
Uma dica: “ Quando a criança (ou qualquer indivíduo) fala, a língua não deve ser saliente; ela não aparece”.
Fique atento a sinais que lhe pareçam estranhos!!!!