;

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

OCLUSÃO DENTAL - O QUE É????

A oclusão dentária pode ser comparada a uma caixa de sapatos e sua tampa. O arco dentário superior deve ser proporcionalmente maior que o inferior. Os dentes superiores devem encobrir suavemente os inferiores sem exceder demasiadamente.
Observe esta caixa: a tampa é apenas um pouco maior.
A oclusão normal tem que ser assim, com o arco dentário superior encaixando-se perfeitamente com o arco dentário inferior.
Diz-se que os dentes estão com um engrenamento de classe I, o que é considerado normal.



Quando a tampa da caixa for muito maior, sobra nas bordas. Na oclusão de classe II,o arco dentário superior é muito maior que o arco inferior.
O indivíduo apresenta-se “sem queixo”.


Nesta caixa, a tampa é desproporcionalmente menor. Se a sua oclusão fosse igual a essa caixa, ou seja, com o arco superior menor que o inferior, sua face ficaria muito engraçada.

Há uma desproporção grande entre os arcos dentários, onde o superior está bem menor que o inferior. A pessoa fica queixuda.
Diz-se que o engrenamento dos dentes está em
classe III.

É uma forma simplista de mostrar os diversos tipos de oclusão, mas para esclarecer que, havendo uma desproporção entre os maxilares, seja queixudo ou sem queixo, ocorrerão alterações no equilíbrio postural e no organismo como um todo!
Esteja atento!