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quarta-feira, 10 de setembro de 2008

"Probleminhas" do Respirador Bucal

As crianças que têm obstruções importantes das vias aéreas acabam se tornando "respiradores bucais", pois precisam ficar com a boca aberta para poderem conseguir ar, visto que suas narinas fechadas não são suficientes. Respirar pela boca produz uma série de transtornos, mas as noites são os piores desafios. A garganta fica seca e dolorida pela passagem de ar, e a flacidez da língua (durante o sono REM profundo) pode produzir roncos e paradas respiratórias (as famosas "apnéias").
O sono destas crianças fica tremendamente conturbado, agitado, com sonhos ruins, pesadelos, inquietude, distúrbios da respiração, despertar freqüente, etc...
Assim, o sono não é reparador e não produz descanso físico ou emocional. O que alguns pesquisadores notaram há alguns anos, é que esse quadro é tremendamente aumentado nas crianças que não foram amamentadas ao seio, e que por essa deficiência acabaram desenvolvendo alterações anatômicas/funcionais no aparelho respiratório superior. Essa criança acaba tendo dificuldades tremendas no sono e no descanso. Clinicamente são crianças com olhos semi-cerrados, abatidas, cansadas e facilmente fatigadas. Tem muita irritabilidade e inquietude, relacionadas com o cansaço crônico a que são submetidas.
As repercussões desta síndrome para o desenvolvimento das crianças são tão trágicas que os primeiros estudiosos da "sindrome do respirador bucal" usavam o "slogan": "Feche a sua boca e salve a sua vida".
Essa criança quando tratada apenas por especialistas como psicólogos, pedagogas, psico-pedagogas, pediatras, homeopatas, psicanalistas, etc... poucos resultados apresenta, porque ela sofre de um transtorno anátomo-funcional do aparelho respiratório, que só pode ser melhorado se tratarmos o dano anatômico básico, e conseguirmos fazer essa criança "fechar a boca".
Em homeopatia é o que se chama "obstáculo mecânico à cura".
Essa criança, assim comprometida, levanta-se de manhã totalmente fatigada e irritada.Vai para a escola e é incapaz de apreender os conceitos. Chega o dia da prova de matemática, em que a concentração e o raciocínio são fundamentais, e o resultado é previsível. Suas notas são baixas, conceitos ruins. Depois de algumas notas insatisfatórias as professoras percebem a importância de comunicar aos pais, para que estes possam auxiliar nas dificuldades pedagógicas. A mãe é chamada na escola... A professora explica o problema...
E a bola de neve aumenta cada vez mais! Não espere! Busque especialistas adequados para o momento, respeitando as necessidades emergenciais: Dar condições para esta criança ou adulto de respirar , fazer fechar a boca para salvar a sua vida!


Marta Predebon, CD Especialista em OFM