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segunda-feira, 21 de abril de 2008

HÁBITOS DELETÉRIOS NO CRESCIMENTO CRANIOFACIAL



Em geral, os hábitos resultam da repetição de um ato. Há os hábitos corretos "desejáveis"e os incorretos "indesejáveis". Se admitirmos que os hábitos, pela normalidade, são condutores da definição de formas e contornos orofaciais normais, os maus hábitos, indesejáveis, podem não satisfazer as exigências para o crescimento normal orofacial e conduzir a deformações ósseas e mau posicionamento dentário, gerando também alterações na função (mastigação, deglutição, fonação, respiração).

Hábitos Indesejáveis:

· Sucção sem fins nutritivos (chupetas, dedo)

· Respiração bucal

· Morder objetos (canetas, lápis e outros)

· Deglutição atípica (o indivíduo realiza

o ato de engolir, que é a deglutição, mas de forma diferente)

· Onicofagia ( roer unhas)

· Dormir sempre pressionando um lado da face

· Problemas de fonação( troca de letras ou outros - neste caso deverá procurar um fonoaudiólogo, para detectar e diagnosticar o problema)

Conseqüências:

Sabe-se que entre todas as deformidades humanas, as de maior freqüência são as dentofaciais.
Entendemos que, se pouco pode ser feito para se evitar as causas primárias (hereditárias, congênitas, enfermidades intra-uterinas), muito pode ser realizado para prevenir e evitar as causas secundárias, que estão ligadas a fatores externos que agem sob o aspecto dento-alveolares (fatores extrínsecos).Especificamente em causa extrínsecas estudamos os hábitos bucais indesejáveis. Suponhamos que as pressões anormais sobre os dentes e os ossos da face sejam determinantes de maloclusão. Sendo
assim eliminando-se os hábitos indesejáveis, estaremos contribuindo para uma perfeita saúde bucal,tanto em estética (dentes bem posicionados nos arcos e face harmônica, sem desvios ósseos), quanto em função ( deglutição, respiração, fonação, mastigação) normais.

É de fundamental importância para um harmônico desenvolvimento do sistema crânio-facial da criança que os pais e principalmente os profissionais da área da saúde, atentem para o tipo de comportamento, hábitos e respiração que a criança desenvolve.

MARTA PREDEBON -
CD ESPECIALISTA EM OFM

domingo, 20 de abril de 2008

VAMOS RELAXAR!!!




quinta-feira, 10 de abril de 2008

RESPIRE BEM!!!

Marta Predebon, CD Especialista em OFM

A respiração é um processo automático e natural. No entanto, devido às tensões acumuladas no dia-a-dia que dificultam a livre movimentação da musculatura respiratória, esse processo acaba alterado.

De maneira geral, não nos damos conta do modo como respiramos. Pior, não raro castigamos nosso aparelho respiratório com o fumo e o ar poluído, somado ainda o estresse cotidiano. Por tudo isto acabamos influenciando na correta respiração.

As alterações no funcionamento do aparelho respiratório podem ocasionar dor na musculatura da coluna, limitar os movimentos do tórax e dos membros superiores, favorecendo o encurtamento e tensionamento dos músculos envolvidos na respiração e alterar o ritmo da fala, entre outros sintomas.

Para respirar bem é preciso em primeiro lugar sensibilizar o organismo para a inspiração (entrada de ar) e para a expiração (saída de ar). Para perceber melhor a respiração, deite-se de forma confortável, inspire e expire, voltando a atenção somente para o movimento de entrada e saída do ar, perceba as áreas do tórax (peito) e abdômen (barriga) que se movimentam. Tente não elevar os ombros na inspiração. Procure não pensar em nada, concentre-se apenas na respiração. Faça isso por cinco minutos e desfrute deste relaxamento.

Aprender a respirar é um ato importante e há várias técnicas para isso. Todas elas se baseiam num princípio: tornar consciente aquilo que fazemos de maneira inconsciente. Não é preciso nenhuma “mágica” para isso, basta o bom senso e um pouco de atenção ao nosso próprio corpo.

Respire bem!!!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

BRUXISMO INFANTIL




Marta Predebon, CD Especialista em OFM

O bruxismo é causado por uma excessiva contração dos músculos da face, que possuem íntima relação com os dentes. O desgaste dentário e, em alguns casos, a presença de dor são conseqüências da contração muscular anormal.
De causas variadas, o desgaste dentário existe em qualquer idade, sendo mais comum na dentição decídua, devido a uma necessidade normal do organismo no acomodamento dentário e muscular que passa por diversas mudanças na infância. No entanto, na presença de um desgaste dentário excessivo ou dor, pais, responsáveis e dentistas devem ficar atentos.

O bruxismo tem causas multifatorias que podem nos alertar para problemas de saúde física e psíquica que estão sendo despercebidos.
Se perceber que a criança:
-faz barulho com os dentes durante o sono
-reclama de dores na face
-apresenta os dentes com muito desgaste
Procure um dentista para fazer uma avaliação.
Pesquisas revelam que crianças bruxômanas tem alguma das seguintes características: ansiedade; hiperatividade; alergias respiratórias.
Em grande parte dos casos, o bruxismo infantil está relacionado com alguma alteração de rotina da criança. Os aspectos psicológicos tais como agressão reprimida,frustrações,problemas escolares, familiares ou com amigos são objetos de uma atenção particular pois observa-se um aumento considerável da tensão e pode estar relacionado a dificuldades psicológicas da criança em assimilar e exteriorizar o problema.
A importância de se detectar e quando necessário tratar esse distúrbio é promover para criança um benefício tanto á nível dentário como também, em muitos casos, psicológico.
O bruxismo é um distúrbio complexo e multifacetado requer um tratamento multifatorial. O dentista atuará nos dentes e musculatura para diminuir a força da contração muscular, impedir o excessivo desgaste dentário e quando necessário corrigir problemas de má-oclusão. O psicólogo, pais e responsáveis trabalharão no sentido de desvendar as angústias que levam a criança a ter uma descarga emocional excessiva.
Não esqueça que em muitos casos o bruxismo é uma condição normal e passageira no desenvolvimento da criança.